O Exame de Qualificação é um trabalho individual, consistindo na defesa pública, perante uma banca examinadora, de uma monografia sobre um tema relacionado à pesquisa do aluno, na qual o examinado deve mostrar domínio de sua proposta de dissertação e temas correlatos.

  • O aluno deverá entregar a monografia à Coordenação do Curso, no prazo máximo de 15 meses contados a partir da data de sua primeira matrícula como aluno regular no Programa.
  • A aprovação no Exame de Qualificação, dentro dos prazos estipulados, é requisito indispensável para a conclusão do Mestrado.

Nota: (36a. Reunião do Colegiado da Pós-Graduação, em 02/02/17)

  • O aluno que tiver um artigo aceito para publicação, em conferência ou revista, relacionado ao tema de sua dissertação, poderá utilizá-lo para sua Qualificação, a critério do Orientador, ficando dispensado de escrever um artigo específico para este fim.
  • Ainda assim, este aluno deverá fazer a apresentação do referido artigo durante a Qualificação, incluindo na sua apresentação o Cronograma a ser seguido até a defesa da dissertação, submetendo-se normalmente aos questionamentos e julgamento da banca examinadora.

 

Regras do Exame de Qualificação: 
(13a.
Reunião Estendida do Colegiado da Pós-Graduação, em 07/02/13)

  1. A monografia de Qualificação deve ser enviada previamente aos membros da banca, em formato PDF, para apreciação. A versão final da Qualificação, após aprovada, deve ser impressa e entregue na Coordenação do PPGCC;

  2. A defesa da Qualificação consiste em um seminário de 20-30 minutos a ser apresentado pelo Examinando a uma banca composta por pelo menos 3 professores;

  3. A apresentação da Qualificação será seguida por um debate de 20 minutos onde o Examinando deve responder aos questionamentos da banca, podendo haver participação da plateia, a critério da banca;

  4. Ao final de cada turno de defesas, a banca deve produzir uma Ata de Qualificação atestando o resultado alcançado pelo(s) aluno(s) daquele turno;

  5. O texto da Qualificação consiste em um artigo de 14 páginas, segundo o Modelo para Publicação de Artigos em Conferências da SBC, contendo pelo menos o seguinte conteúdo (pode ser adaptado à sistemática de trabalho de cada Orientador):

1. Introdução

- Justificativa e caracterização do problema a ser estudado.

2. Trabalhos Relacionados

- Referencial teórico do trabalho e principais desenvolvimentos recentes na área.

3. Objetivos

- Geral e Específicos.

4. Proposta de Trabalho

- Descrição do que se pretende estudar e desenvolver como projeto de Mestrado.

5. Resultados Preliminares

- Recomendável.

6. Cronograma

- Atividades mês a mês até a defesa de Dissertação.

 

Last Updated (Friday, 03 February 2017 17:33)